gd-1
gd- (1)

Os  melhores métodos e dicas  para conseguir alavancar os seus
negócios online ou 
até mesmo criar um do ZERO

3 Sinais de que Seu Público-alvo Está Errado

09/12/2016

Público Alvo

Se você não sabe o que é o público-alvo ou ainda possui dúvidas sobre o que escolheu, está no lugar certo. Esse artigo está recheado de informações para você conseguir identificar de vez qual o seu verdadeiro público e começar a conseguir resultados relevantes para seu negócio.

Mas já vou te dizendo, preciso que abra sua mente e realmente leve em consideração tudo o que eu disser, pois por ouvirmos falar muito sobre público-alvo, muitas vezes achamos que já temos conhecimentos suficientes sobre esse assunto, quando na verdade ainda faltam detalhes extremamente importantes e que fazem toda a diferença para suas vendas.

Bom, como disse, você já deve ter ouvido muito sobre o público-alvo, mas será que realmente sabe de sua importância e definiu o correto para seu negócio? Então para podermos identificar cada detalhe e verificarmos o que falta, vamos começar do zero abordando o conceito de público-alvo.

Público-alvo são um grupo de pessoas que você vai definir para estar realizando ações de marketing e estratégias que as leve a compra de seu produto ou serviço. Você precisa determinar uma faixa etária de idade dessas pessoas, a classe social, interesses, necessidades e objetivos em comum.

Isso é o básico inicialmente, mas lembre-se, o mais importante é que tudo precisa estar diretamente ligado com o que você oferece, mantenha o foco e não pense em nenhum momento desviar do seu principal objetivo, pois é em cima disso que vai conseguir delimitar as ações corretas para atrair seu público.

O direcionamento às pessoas certas é um pouco delicado, pois sempre podemos nos surpreender ao analisarmos o nosso público-alvo de verdade. O que acontece muito, é achar que seu público é de fato o que você determinou inicialmente, quando na verdade descobre que é outro. Essa mudança pode ocorrer, isso faz parte do negócio, você só precisa ir se ajustando para reconhecê-los e começar a realizar ações que vão atraí-los.

Mas há uma forma para minimizar essas oscilações e mudanças, o correto é que você faça um estudo detalhado sobre quem pode ser realmente seu público. Então realize pesquisas, faça questionários e peça para seus próprios clientes responderem, pois quem comprou seu produto ou serviço, com certeza vai apresentar praticamente as mesmas características e necessidades que seus prospectos.

E se você estiver iniciando seu negócio e ainda não possui clientes, faça uma relação das pessoas que podem ser seu público-alvo. Faça como citei acima, procure identificar a classe social, a idade, interesses, necessidades e características que uma pessoa se encaixaria para comprar seu produto.

Por exemplo, se seu produto possui um valor acima de R$1000,00 é claro que uma pessoa da classe social D não vai estar adquirindo tão facilmente, pode até que alguma compre, mas em sua maioria, a classe será um pouco mais alta.

Veja que nesse exemplo que comentei, entramos um uma outra zona, na qual estão as necessidades das pessoas e o comportamento do consumidor. Este assunto também deve ser minimamente verificado e estudado para que você delimite seu público.

O que quero que você perceba é o quão “complexo” é esse passo, não digo complexo de ser extremamente difícil, mas que você deve sim dar um alto nível de atenção em cada detalhe de seu consumidor.

O público-alvo é uma parte essencial para uma campanha bem sucedida e um direcionamento correto. Quando voltado às pessoas certas, ele tem a potencialidade de aumentar a taxa de conversão, mas não vá achando que é apenas direcionar para o público-alvo correto que vai acontecer um milagre.

O sucesso de uma landing page não depende exclusivamente do Público-alvo, são muitos os fatores que influenciam, como estratégias de captação desses clientes, anúncios, o relacionamento com seus prospectos, entre outros. Mas direcionar a sua page para o público correto já é um ótimo começo e é primordial para seu negócio dar certo.

  1 – Conversões

Conversões

Parece meio obvio, mas se você estivesse com níveis de conversões não muito satisfatórios, com certeza não iria pensar de início que o problema pudesse estar com o público, até porque o direcionamento não é uma coisa muito perceptível, mas que causa um grande impacto. Por isso, é sempre bom reforçarmos a importância e o cuidado que temos que ter.

As conversões geralmente são bastante afetadas quando o direcionamento está errado, e podemos imaginar o por quê.

Imagine que você está procurando certo produto, você clica em um anúncio, acessa uma landing page e logo já imagina que o produto oferecido provavelmente vai te agradar muito, mas quando vê as imagens, a linguagem, o design, você se sente desconfortável, não sente que aquele produto é o certo para você, parece que ele não vai te atender.

Pronto, a pessoa acabou de perder a chance de fazer uma venda por causa do público-alvo, essa é a última coisa que nós queremos e é por isso que o Público-alvo importa tanto.

  2 – Tráfego

Tráfego

O problema com o tráfego, é que o direcionamento errado provavelmente não está causando problemas só com as conversões, mas também está afetando os clientes antes mesmo deles entrarem na página.

Isso se dá provavelmente porque o público errado foi usado para fazer a headline da landing page. Uma headline que não atrai o seu público-alvo correto mesmo que o conteúdo estiver super voltado a ele, não será muito útil se o seu cliente não entrar na sua page.

A headline precisa estar interessante ao seu público, necessita de uma mistura de criatividade com objetividade. 

Então revise sua Headline atual, verifique se esse é o problema e vá o quanto antes corrigir. Se você estiver com dúvidas e realmente não souber como resolver, tem um post que fizemos sobre esse assunto que vai ter ajudar muito, CLIQUE AQUI.

 

  3 – Produto

Produto

Esse sinal serve principalmente se você tem mais de um produto. Alguma vez algum produto seu teve uma grande diferença de compra se comparado ao outro?

Se eles são do mesmo nicho, pode ser que o público de um, por incrível que pareça, possa estar diferente do outro. Mas por que e como isso pode acontecer? 

Pode ser que o direcionamento ao público em cada page esteja diferente e se você estiver certo de que o direcionamento está igual, talvez o público-alvo do produto que não está convertendo bem, esteja errado.

Lembrando que temos que levar em conta tudo o que seu outro produto oferece. Por exemplo, se há uma diferença muito grande de valores, já sabemos que haverá mudança de público.

“Mas e se os meus produtos estiverem na mesma landing page?”

Se realmente seus produtos possuem públicos diferentes, é essencial ambos possuam uma página só deles com suas especificações. Perceba que as estratégias, headline, vídeos ou depoimentos que usar em sua landing page, vão ser totalmente diferentes. Logo, é extremamente importante essa organização para que não confunda seu verdadeiro público e ele saia da sua página sem efetivar a compra.

Percebeu que há muito detalhe ao se escolher um público-alvo correto para seu negócio?

Então agora vá as suas anotações sobre seu planejamento, estratégias  e verifique mais uma vez se está tudo de acordo com o que conversamos.

Espero poder ter te ajudado nessa construção!
Se quiser conversar mais, nos dê um alô  nos comentários.

Será gratificante te ajudar ainda mais! 🙂

Grande abraço!

Postado por thiago-2


          © 2018 · GDIGITAL. Todos os direitos reservados